quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Estabilizador Vertical


Mais uma horinha de trabalho.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Patins com suspenção (O corte)

Apesar de ter tido um azar no corte as peças estão suficientemente boas para serem montadas, faltando apenas o acabamento nas uniões e o rasgo para passar o veio do amortecedor do joelho. A seguir vão serem feitos os suportes que ligam os patins à frame e o swashguide com o material secreto super deslizante cheio de altamentetidez, ok ando a ver demasiados panda kung fus.
Estou a pensar também fazer cá as molas, o problema é o grau de repetibilidade que consigo obter em termos de força da mola, mas também se tiver algum desvio na casa da décima de newton também acho que não deve ser muito grave, logo se vê.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bateria Zippy Review

Hoje finalmente lá fui voar e deu para testar a bateria. Não fiquei completamente supreso nem desiludido, apesar de achar que podia ser um bocadinho mais performante. Talvez deva ser do facto de ter sido a primeira vez que foi usada logo não devo esperar muito dela mas ainda assim deu para fazer uns quanto full colective e acho que até esteve a altura da tarefa.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Swash Guide em Nylon


Depois de uma sugestão do meu amigo Almeida embarquei numa pesquisa à procura de Teflon para fazer o swash guide. Acontece que o unico Teflon que encontrei foi o vulgo isolante de canalização disponível em qualquer drogaria. À conversa com um colega meu, surgiu o nome de um outro colega meu, Vitor Ornelas, que teria uma substancia exótica, o nome ainda está no segredo dos deuses, autolubrificante que daria um optimo candidato para esta tarefa.
Ontem à noite fiz um prototipo muito tosco na minha garagem mas que serviu na perfeição para perceber a consistencia e flexibilidade do material em causa, o que  deixou um bocado a desejar. Então surgiu a ideia de fazer o esqueleto em aluminio e encaixar sobre pressão uma caixa feito do dito material.

ZIPPY Flightmax 2200mAh 3S1P 25C


Chegou hoje a bateria para o wartuga e mal lhe peguei notei algo de diferente, é muito mais pequena que todas as outras baterias que tenho e para supresa minha o peso anunciado de 171 gr bate certo.
Falta ver no campo se o desempenho bate certo com a descrição.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estabilizador horizontal

Fiz este estabilizador em cerca de uma hora, usei um bocado de acrílico que lá tinha em casa, e apesar de não estar 100% simétrico até parece que não ficou muito mal.
Parece-me um bocado mais pesado do que se fosse em fibra, mas como não tenho uma balança digital também não posso afirmar com certeza.
A seguir... estabilizador vertical com led de navegação incorporado.

Suporte dos rolamentos do rotor principal



Já tinha blogado sobre eles mas nunca tinha de facto mostrado por isso aqui vai umas fotos deles.

Apesar de serem muito mais pequenos e compactos que os originais da GuruZ, acho que ainda tem lugar para alguma optimização, posso com certeza retirar algum material das faces que não estão em contacto com as frames.

Os rolamentos que estou a usar são os rolamentos do King II, assim sempre posso dizer que ainda existe alguma alma do king neste projecto :), fora de birncadeiras teem o diametro perfeito para esta aplicação e é relativamente fácil adquirir comercialmente estas medidas.

Originalmente decidi fazer a furação em casa para  depois abrir rosca, o problema  é que o dural não é tão fácil de furar quanto eu imaginei pelo que parti uma broca e arruinei o primeiro bloco. 
De volta à  CNC fez-se a furação completa e abri a rosca com um macho de 2mm, novamente asneira porque abriu de mais e os parafusos perderam algum aperto. Da próxima abro primeiro com um macho de 1.6 e depois de 1.8, só em ultimo caso utilizo novamente um macho de 2mm.

Como nota para a posteridade o diametro da abertura interior do castelo tem de ser 1mm mais larga para que o interior do
 rolamento esteja livre de qualquer fricção.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Primeiro protótipo em aluminio


Estás prestes a nascer o primeiro protótipo completamente funcional dos patins com suspenção. Como nota adicional cada conjunto vai ter uma barra anti-torsão por dentro ou imediatamente por cima das molas centrais para evitar que exista algum tipo de excesso na inclinação lateral.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Montar o motor


Ao montar o motor reparei no final que ele tinha uma ligeira inclinação para trás, isto já me tinha acontecido antes e era porque a base do motor tocava nas laterais da frame e também nos espaçadores dianteiros, como tudo nesta a frame a solução éra simples, basta adicionar umas anilhas entre a base do motor e a bancada e DONE!!!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Os bearing holders já estão prontos para serem instalados assim como a nova versão da bancado do motor. Fica a faltar o swash guide que vai ser feito em Teflon, alguns espaçadores e o suporte dos tensores da distribuição, para já vou cortar o existente em plástico, depois logo se vê.
Vai levar os sempre fiáveis hxt900 que já veem a caminho da hobycitty e o logitec para a cauda que provavelmente vem da heliguy.
Para motorização vai levar esky 3800kv que aqui tenho, mais tarde vai levar um scorpion, acompanhado de um ESC da scorpion 55 AMP com Governor.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Patins com suspenção (a continuação...)



No primeiro dia deste ano eis que nasce o primeiro par dos apoio dos patins. Passei o dia todo a fazer este protótipo mas estou convencido que o segundo par vai ser mais fácil, só preciso de encontrar mais molas de caneta!!