sexta-feira, 22 de maio de 2009

Wartuga V3

Na próxima iteração da famosa frame do wartuga 400 optei por só usar duas peças principais, é uma seca terrível cada vez que mando o wartuga ao chão ter que reconstruir aquela frame super complexa.
Muito provavelmente o peso total da frame poderá estar ligeiramente superior, mas é largamente compensado com as reduções com o veio principal em titanio. O aspecto negativo desta transição é que vou ter de fabricar a maior parte das restantes peças visto que a largura agora é com base na parte inferior da frame antiga, no entanto vou deixar de ter espaçadores.
Posted by Picasa

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Está quase...



Uma semana depois e o Wartuga ainda não está operacional, mas é porque desta vez decidi-me a fazer tudo com muita calma. Começei por montar os servos primeiro e optei por organizar os cabos de uma nova maneira de modo a ter o menos braçadeiras agarradas à frame tanto quanto possível. Todos os parafusos tem threadlock de modo a garantir que com as vibrações naturais eles não venham a sair.



















Nesta assemblagem optei por usar os tensores da GuruZ porque permitem os tensores adaptarem-se à correia, o que provoca menos desgaste na correia.

O veio principal foi repensado de modo a ter mais amplitude de passo no rotor principal. Claro que esta estratégia teve um revés óbvio que foi o designador do prato do cíclico deixar de ter as dimensões necessárias, e como a necessidade é amiga do engenho é desta que vai aparecer um designador com teflon embutido.
Reposicionei o gyro mais encostado ao corpo de modo a ter mais area de adesão.

Posted by Picasa






Ontem à noite foi a vez de fazer o estabilizador vertical, que não saiu bem como queria, talvez um bocado grande de mais, aproveitei e pintei também os patins com a cor oficial do wartuga.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O crash documentado


Como se pode ver o crash deste fim-de-semana deixou a frame completamente inutilizada. O que realmente aconteceu anda não sei mas depois de bem inspecionado não encontrei nada que pudesse ter gerado uma falha mecânica, portanto só posso de deduzir que foi devido a desorientação minha visto estar a sair de um loop do qual mantive em invertido durante mais tempo.

Posted by Picasa

Reconstrução

Este fim de semana a gravidade foi mais forte que o wartuga e lá sofreu mais uma queda aparatosa, no entanto, e para muita supresa minha, ambos os rotores ficaram intactos mas o veio principal ficou empenado, algo que não acontecia há muito tempo. Vou ter agora a oportunidade de testar os meus veios em titanium. Quanto à electrónica os servos dos ailerons partiram as rodas dentadas, problema facilmente resolvido com a quantidade imensa de servos na sucata que lá tenho em casa.
Os patins estão partidos e frame completamente amassada, na cabeça apenas o veio das pinças empenou e a flybar entortou, como já é costume, talvez seja altura de passar para flybarless?