segunda-feira, 23 de março de 2009

Loops e Rolls

Com o Wartuga perfeitamente operacional voltei a tentar as minhas acrobacias favoritas que são os loops e rolls. Na verdade o resultado a maioria das vezes é flips com piros no fim e rolls afunilados com cambalhota "ai jesus" no fim.
Seja como fôr, vou tentar praticar sem arriscar muito, o Poceirão é já daqui a 15 dias e posso não ter tempo para reparar a máquina a tempo se tiver algum acidente.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Paint Job

Como qualquer outro guerreiro também o wartuga tem as pinturas de guerra, neste caso não é para se camuflar mas sim para se tornar mais visivel, em analogia ao Barão Vermelho.
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quinta-feira, 12 de março de 2009

Diário de bordo 12 Março 2009

O voo de hoje foi bastante calmo porque ainda não mudei o veio do rotor de cauda que está empenado o  que faz com que ele ande aos saltinhos, ainda assim deu para fazer uns quantos loops um bocadinho para o torto, só tive parado uma semana, mas pelos vistos fez mossa nas minhas habilidades de pilotagem.
A nova pintura de guerra beneficiou em grande a visibilidade do wartuga, fotos mais logo, esqueci-me de pôr pilhas na camera, o que me permite afastar mais o heli com mais confiança.
Como nota final, não caiu nada do céu! heli 1 - chão 0

quarta-feira, 11 de março de 2009

Spektrum Dx7, Spartan ds760 e hitec HSG-5083MG

Finalmente consegui pôr o conjunto a funcionar como esperado, e resultado final é francamente bom.

Antes de começar, se ligar o servo ào receptor ele não vai ter o comportamento normal dos restantes servos, só vai virar num sentido. Isto é normal!!!

Para referencia posterior aqui vão os passos.


1º Bindar o rádio ao receptor  com o leme encostado à esquerda.
2º Tirar todos os trims e subtrims relacionados com o leme.
3º Ajustar o ATV do leme aos máximos, 150 - 150
4º Colocar o canal do servo em rev ( tenho de confirmar )
5º Desligar e voltar a ligar o rádio.
6º Ligar a bateria ao receptor e ao mesmo tempo com o leme encostado à esquerda e a comutar rápidamente entre Rate e HH mode.
7º O gyro vai começar a piscar, ou 1 vez, ou 2 vezes ou 3 vezes, tem de ficar a piscar 2 vezes o que corresponde a servos que trabalham a  760 uSec.
8º Desligar o receptor e voltar a ligar e ao mesmo tempo que liga a bateria comutar rapidamente entre Rate e HH mode.
Nesta fase vamos configurar o reverse do gyro, encostamos o leme à esquerda, comutar o canal Rate/HH para guardar a configuração, ele vai confirmar com um movimento pequeno e rápido no servo.
9º Ele agora vai encostar o leme para o lado pinhão da cauda, levemente ajustamos o endpoint de modo a deixar alguma margem comutamos o switch Rate/Mode para guardar o endpoint, o servo vai dançar um bocado,  e depois vai encostar ao lado do rotor, fazemos o mesmo procedimento para este endpoint. No final vai dançar outra vez e fixa no centro.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Uma série de eventos infelizes com final feliz

Ontem há noite foi o ultimar o wartuga para o voo de Domingo, começei por mudar o feathering shaft que empenou no ultimo crash, operação que correu como esperado, quando fiz o spool up verifiquei que as vibrações que ele apresentava desapareceram ficando agora com um trabalhar bastante agradável e suave. Comecei então  a afinar o ganho do gyro quando de repente BUUM. Depois do susto e ainda a tremer por todos os lados dei conta que uma das pás do rotor de cauda tinha literalmente voado. Ok, agora começo a desconfiar que esta cauda tem mau olhado, mas como é que um parafuso que segura a pinça ao rotor parte daquela maneira?! Depois de um bocado a reparar a cauda, que ficou um brinco, novo spool up e heis que começam a cair parafusos da cauda, isto não estava a correr nada bem, toca de tirar todos os parafusos e aplicar cola meticulosamente a cada um deles. Novo spool up e nada caiu, até parecia impossível, mas de facto estava tudo no seu sitio, sem vibrações. De novo ajustar o ganho do gyro que ficou nuns gloriosos 42%. De seguida estava na hora de produzir os estabilizadores que não ficaram tão bons quanto os primeiros, mas a pressão para pôr o bicho no ar aumentava à medida que a noite entrava em horas obescenas de estar fora da cama.
Uma hora depois já tinha ambos os estabilizadores, estava na altura de os montar e fazer os trims da cabeça. Depois de devidamente trimado foi fazer um hovering a meia altura da garagem e supreendentemente a cauda manteve-se exactamente no mesmo sitio o hovering inteiro, chegou a ser desconcertante, o scorpion a manter a rotação certinha e spartan a manter a cauda no sitio, foi a primeira vez que só usei uma mão para fazer hovering, até deu para coçar as micoses coisa que há uns tempos era impensável.
Tudo corre bem quando acaba bem!!

terça-feira, 3 de março de 2009

O que sobe desce!


Pois é, aconteceu!! O wartuga foi ao chão como um pássaro atingido a chumbo,  e na verdade quase que foi isso que se passou. Um dos "chinese weights" soltou-se e foi bater contra umas das pás do rotor de cauda e o resto é história.
Mas a reconstrução já começou e desta vez vem mais forte do que nunca com um todo poderoso Spartan a comandar a cauda.