terça-feira, 30 de dezembro de 2008

kit de luzes navegação v 0.1 alpha

Ontem passei a noite toda a montar o kit de luzes de navegação que o meu amigo Amaral concebeu. Como qualquer protótipo vem com os seus bugs mas para primeira versão acho que está espetacular ainda para mais dá para programar sem ter de desmontar o heli todo.
Hoje quando fui testar o setup à hora do almoço fiquei um bocado desapontado porque mesmo com tempo nebulado não vi nenhuma das luzes a piscar, teria de estar muito perto dele para ver umas luzes muito ténues, por isso o próximo passo é colocar uns leds de alto rendimento e ver se de facto vale a pena ou não.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O tamanho interessa...




Durante as férias fui a uma loja de modelismo para ver um amortecedor de carro com os meus próprios olhos e fiquei abismado com o tamanho, 50 mm é muito grande...
De volta para a prancha de desenho, a solução é eu fazer o meu próprio amortecedor, e, ao brincar um bocado com as peças descobri um desenho bem simples que até poderá resultar bastante bem e o melhor é que já tenho todas as peças que preciso para fazer este protótipo. Usa um conjunto de link e ball link, um veio em z usado pelos servos do King II, uma mola de esferográfica, dois espaçadores das frames em carbono para servir de retentores e uma porca na ponta do veio.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Com os amigos em Loures

Passadas as festividades aqui deixo um video do wartuga a voar em Loures.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


Ontem à noite fiz um protótipo em acrilico e deu para perceber as dimensões de facto.  A peça não foi acabada nem está exactamente como no desenho mas deu para testar o cenceito de uma maneira algo tosca o que me fez pensar que afinal sempre pode haver uma mais valia neste sistema de dupla suspenção.
No entanto tive de alterar o desenho porque não encontrei  suspenções com menos de 50 mm de comprimento, e o patim tinha 30 mm de buraco a buraco. Agora tenho um patim com o dobro do tamanho, mas o amortecedor cabe na perfeição.
Um problema que devo vir a ter é a largura dos amortecedores , o fazer com que o amortecedor roçe na estrutura, mas só depois de os comprar é que posso comprovar e corrigir se tal for necessário.
Outro melhoramento de notar foi a implementação de uma rótula no joelho, que poderá minimizar algum estrago adicional em caso de uma aterragem mais pesada.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

...patins com suspenção V4


A saga continua, à conversa com um colega meu cheguei à conclusão que o movimento inicial poderia até ser perigoso para o heli caso houvesse algum travamento num só patim o que faria a máquina tombar para o lado da prisão. A solução é ter uma suspenção tipo joelho que possa actuar sem que os patins deslizem para fora.
Esta solução associada com a primeira ideia dá uma estrutura mais flexivel e previsível.

Patins com suspenção

Há já alguns tempos que ando a matutar uma suspenção mais à prova de nabices, já tinha feito vários desenhos e até cheguei a fazer um protótipo em acrilico, mas que não resultou porque não tinha liberdade de acção para acionar quando fosse puxado ao limite. Por isso esta noite trabalhei mais um bocado no conceito e eis o resultado final.
Esta suspenção é já a pensar na colocação de camara de filmar  de lado assim como a inclusão de parafusos sem cabeça para agarrar os tubos dos patins à estrutura.
Vou fazer o primeiro prototipo este fim de semana em acrilico transparente de 5mm já a pensar na inclusão de luzes de navegação nos próprios patins.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Apoio do motor


Esta é a primeira peça a ser fresada por mim manualmente, aprendi muito mas algo me diz que ainda tenho muito que aprender.
Tem 17 mm de largura e substitui na perfeição o apoio de motor da GuruZ.
Apesar de ter carris a todo o comprimento só permite ajuste de cerca de 3 mm longitudionais.
O próximo "upgrade" é permiter que o apoio possa deslizar nos apoios das frame.


[EDIT]

A peça pesa uns estonteantes 4 gr. 

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

...e o wartuga nasce



O wartuga é o meu projecto pessoal de construir um helicóptero eléctrico com componentes já existentes e outros manufacturados por mim manualmente ou por máquinas CNC. Todos os desenhos CAD estão disponíveis no Google Projects e estou a montar um site de apoio ao setup e manutenção.
O objectivo final é comercializar a frame.
Esta noite acabei de fresar o apoio do motor, só me falta fazer as furações que fazem a ligação à frame.
Até breve :D!!!